O outubro rosa:

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade

O  câncer de mama:

O câncer de mama é o tumor maligno originado pelo crescimento desordenado das células da mama. A doença pode ser classificada em níveis I, II, III e IV e apresentar características diferentes a depender do estágio em que se encontra.

Estágio I:
nível mais leve da doença, com lesões ainda impalpáveis e maiores chances de cura.

Estágios II e III:
níveis intermediários. Tumores grandes com disseminação para os linfonodos axilares.

Estágio IV:
nível mais grave, quando o câncer já atingiu outros órgãos além da mama, ao que damos o nome de metástase.

O autoexame substitui a mamografia?

O autoexame: Não tem potencial para diagnosticar o câncer precocemente. Isso porque, quando as lesões podem ser palpáveis, significa que a doença já passou do estágio inicial.

O autoexame, portanto, não substitui a mamografia. Mesmo assim, é importante que as mulheres se conheçam e estejam atentas a alterações na mama que podem ser indícios da doença: um hábito rápido e simples de conhecimento do próprio corpo.

O que é o Inca?

O INCA é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil. Tais ações compreendem a assistência médico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com câncer como parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, e a atuação em áreas estratégicas, como prevenção e detecção precoce, formação de profissionais especializados, desenvolvimento da pesquisa e geração de informação epidemiológica. O Instituto coordena vários programas nacionais para o controle do câncer e está equipado com o mais moderno parque público de diagnóstico por imagem da América Latina. O Inca tem como missão promover o controle do câncer com ações nacionais integradas em prevenção, assistência, ensino e pesquisa.

Para isto em 2019, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como focos principais a prevenção primária (ações para reduzir os fatores de risco) e a detecção precoce. Foi lançada a 5ª edição da cartilha Câncer de mama: é preciso falar disso onde  O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A cartilha, já em sua quinta edição, foi um dos materiais produzidos para a campanha.

Conheça o inca: www.inca.gov.br

Baixe a cartilha: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso2016.pdf

Você conhece o Sesc Saúde Mulher?

O Sesc Saúde Mulher é uma unidade móvel dedicada à promoção da saúde feminina: São consultórios móveis que contam com uma estrutura completa para realização de exames de prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ser totalmente adaptado para acessibilidade de portadores de necessidades especiais.

A Unidade Móvel circula pelo Estado, permanecendo em cada município beneficiado pelo programa cerca de 90 dias, auxiliando no atendimento a mulheres com dificuldade de acesso aos serviços de saúde em cidades do interior e Região Metropolitana de Fortaleza.

Podem fazer a mamografia mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas) de 50 a 69 anos, faixa etária elegível para o exame, segundo recomenda Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Você pode encontrar mais informações em:  www.sesc-ce.com.br/sesc-saude-mulher

 

Fontes:

abril.com.br | hcp.org.br/outubrorosa | www.inca.gov.br | www.sesc-ce.com.br/sesc-saude-mulher

No Outubro Rosa, MILTecnologia destaca a importância da prevenção do câncer de mama.
Classificado como:                            
WhatsApp chat